Na quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Raciocínio Clínico, que integra o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde (PRMFC – SMS Rio).
Durante o GT, os preceptores discutiram sobre “Os desafios pedagógicos e estratégias em um PRMFC em transformação”.
Entre os desafios enfrentados estão os recursos escassos, precarização de vínculos e necessidade de conciliar alta demanda assistencial com formação acadêmica. Já as estratégias incluem preceptoria ativa, educação baseada no trabalho (territorialização), uso de metodologias ativas, simulações realísticas, e forte foco na saúde mental do residente.
O raciocínio clínico, se bem feito e estudado, melhora o índice da qualidade da assistência médica. Facilitando o diagnóstico e promove uma melhor utilização dos exames diminuindo custos e riscos.

Medicina de Família e Comunidade – MFC
Foca na Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo cuidados abrangentes, contínuos e integrais para indivíduos, famílias e comunidades. O médico de família e comunidade atua como o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde, acompanhando os pacientes ao longo do tempo e em diversas fases da vida.
Fonte: “Medicina de Família e Comunidade” Disponível em https://sanarmed.com/medicina-de-familia-e-comunidade/ – Acesso em 04/12/2024.
O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) é um curso de dois anos que forma médicos de família e comunidade desde 2012.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/