Oficina de Indicadores para Gestores – CAP 1.0

Na terça-feira, 2 de dezembro de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada Oficina de Indicadores para Gestores, organizada pela Assessoria Técnica da Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).

A reunião foi ministrada por Priscila Motta – Assessora Técnica CAP 1.0, para qualificação dos gestores das unidades da AP 1.0 nos novos indicadores de cofinanciamento do Ministério da Saúde para a Atenção Primária à Saúde (APS). O projeto se baseia em um novo modelo com três componentes: fixo por equipe, vínculo/acompanhamento territorial e qualidade. São medidos mensalmente, substituindo a avaliação trimestral anterior.

Os indicadores de qualidade incluem, por exemplo, o cuidado com doenças crônicas (diabetes, hipertensão), cuidado de gestantes e idosos, saúde bucal e desenvolvimento infantil, entre outros, além de ações interprofissionais e de saúde bucal. A avaliação visa induzir boas práticas e o protagonismo do cuidado na Atenção Primária, buscando melhorar o acesso e a resolutividade dos serviços.

Os indicadores da atenção primária abrangem diversas áreas, como acesso, cuidado com condições crônicas (diabetes, hipertensão), saúde da mulher (gestação, prevenção de câncer), saúde infantil, saúde do idoso e saúde bucal. Eles são usados para monitorar o desempenho e o financiamento das equipes de saúde, visando melhorar a qualidade do cuidado oferecido à população.

Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/