GT Comunicação Clínica – Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade

Na quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Comunicação Clínica, que integra o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde (PRMFC – SMS Rio).

Durante o encontro, os preceptores discutiram sobre a “Comunicação Clínica: Para Além do Método”. Que implica superar a visão técnica e mecânica da consulta para focar na humanização, na subjetividade e na relação genuína entre profissional e paciente. Adotando uma abordagem centrada na pessoa, em vez de focada apenas na doença.

A comunicação clínica deve ser assertiva, objetiva e respeitosa, focando na relação de confiança, para assegurar que a mensagem seja compreendida e que o paciente se sinta seguro e compreendido.

Medicina de Família e Comunidade – MFC
Na Atenção Básica é a especialidade médica que presta assistência continuada à saúde da população de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque psicológico, familiar e comunitário. A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica podem ser resolvidas ou amenizadas com a ampliação da Atenção Básica à Saúde para à população.

Fonte: “Medicina de Família e Comunidade” Disponível em https://sanarmed.com/medicina-de-familia-e-comunidade/ – Acesso em 04/12/2024.

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) é um curso de dois anos que forma médicos de família e comunidade desde 2012.

Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/