Na quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que integra o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde (PRMFC – SMS Rio).
Neste encontro, os preceptores organizaram a programação para o ano de 2026, e logo após realizaram a revisão da aula de HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica), revisão da aula de DM2 (Diabetes Mellitus tipo 2) e estruturação da nova aula de obesidade.
As DCNT’s são as maiores causas de morbimortalidade no mundo, compõem o conjunto de condições crônicas que possuem diversos fatores de risco. Caracterizadas por início gradual, de prognóstico incerto e com longa duração, apresentando curso clínico que muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agudização que podem gerar incapacidades.



Medicina de Família e Comunidade – MFC
Foca na Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo cuidados abrangentes, contínuos e integrais para indivíduos, famílias e comunidades. O médico de família e comunidade atua como o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde, acompanhando os pacientes ao longo do tempo e em diversas fases da vida.
Fonte: “Medicina de Família e Comunidade” Disponível em https://sanarmed.com/medicina-de-familia-e-comunidade/ – Acesso em 04/12/2024.
O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) é um curso de dois anos que forma médicos de família e comunidade desde 2012.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/