Curso de Formação de Multiplicadores em Auriculoterapia – SMS-RIO

Na sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Curso de Formação de Multiplicadores em Auriculoterapia, organizado pela Gerência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RIO).

O curso foi ministrado por Ana Cecilia Valdés – Gerente PICS/SMS-RIO, com intuito de desenvolver competências técnico-pedagógicas nos profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS). E a partir deste treinamento os participantes se tornam multiplicadores aptos a realizarem treinamento de outros profissionais na utilização da técnica como prática complementar no alívio de sintomas em diversas doenças.

Durante o curso foram abordados os seguintes temas:

  • O que são práticas integrativas e complementares em Saúde (PICS);
  • Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC);
  • Anatomia Auricular;
  • Diagnóstico;
  • Técnicas de Aplicação;
  • Protocolos de Tratamento;
  • Biossegurança e Cuidados;
  • Prática Clínica.

A auriculoterapia é uma técnica terapêutica baseada na medicina tradicional chinesa, que utiliza a estimulação de pontos específicos no pavilhão auricular (orelha) para tratar distúrbios físicos, mentais e emocionais, agindo como um microssistema do corpo. Auxilia no alívio de dores, estresse, ansiedade, insônia e vícios, utilizando sementes, esferas ou agulhas.

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)
No SUS são abordagens terapêuticas oferecidas gratuitamente com objetivo de prevenir agravos à saúde, promover e recuperar a saúde, focando no bem-estar integral e no vínculo com o usuário. Elas complementam o tratamento convencional enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão com o profissional e o usuário.

Essas condutas terapêuticas desempenham um papel abrangente no SUS e podem ser incorporadas em todos os níveis da Rede de Atenção à Saúde, com foco especial na Atenção Primária, onde têm grande potencial de atuação. Uma das ideias centrais dessa abordagem é uma visão ampliada do processo saúde e doença, assim como a promoção do cuidado integral do ser humano, especialmente do autocuidado. As indicações às práticas se baseiam no indivíduo como um todo, levando em conta seus aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais.

Fonte: “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)” disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pics – Acessado em 05/02/2026.

Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/