DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

#PraCegoVer #PraTodosVerem: ilustração de uma metrópole ao fundo e a frente uma mulher cega com auxilio de uma bengala.

Celebrado em 13 de dezembro, a data foi instituída pelo presidente Jânio Quadros através do decreto 51.045/1961 e foi criada com o intuito de combater o preconceito e a discriminação, além de buscar a garantia de direitos e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade. Antes chamado de o “Dia do Cego”, a data mudou de nome por não se trata apenas de cegueira, mas também de baixa visão. No Brasil, de acordo com o Censo 2010 (IBGE), há cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual.

O que é a deficiência visual?

Pode ser definida como a perda total ou parcial da visão e pode ser congênita ou adquirida. Representa, para muitos, uma grande limitação. Entretanto, há diversas técnicas de aprendizagem que permitem inserção do deficiente visual na sociedade e no mercado de trabalho.

Cegueira: perda total de visão, necessitando do Sistema Braille ou de sistemas que verbalizam textos em computadores e celulares para a comunicação de leitura e escrita.

Baixa visão: função visual comprometida, mas capaz de usar a visão para executar algumas tarefas.

#PraCegoVer #PraTodosVerem: Fotografia de duas mãos posicionadas sobre pontos em alto relevo, conhecido como Sistema Braille, impressos em um papel branco.

#PraCegoVer #PraTodosVerem: Desenho estilizado preto de pessoas caminhando em um piso tátil amarelo, com o auxílio de uma bengala. A pessoa cega segura uma bengala branca, a com baixa visão, uma bengala verde e a pessoa surda e cega, uma bengala branca e vermelha.

Cão-Guia

A Lei n° 11.126/2005 dá direito de ingressar e permanecer com o animal em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo. O Cão-guia tem a responsabilidade de guiar a pessoa com deficiência visual para qualquer lugar, sendo treinado para desempenhar com precisão o seu trabalho e garantir a segurança do seu dono. Em hipótese alguma, brinque com o animal enquanto ele está em serviço para não distraí-lo.

#PraCegoVer #PraTodosVerem: Ilustração colorida de uma mulher segurando uma bengala com uma mão e, com a outra, a coleira de um cão-guia

ACESSIBILIDADE NA WEB

A campanha “#PraCegoVer e #PraTodosVerem” vem despertando a atenção dos usuários para que coloquem uma descrição detalhada da imagem utilizada em suas publicações em mídias sociais. Estas informações serão reproduzidas em aplicativos de áudio descrição e é um recurso fundamental para garantir a inclusão digital das pessoas com deficiência visual e tem sido cada vez mais popularizado, tanto como recurso de descrição quanto como forma de chamar a atenção para a acessibilidade na internet.

Entender melhor o universo das pessoas com deficiência visual contribui para reduzir o capacitismo e promover a inclusão. Aproveite a data de hoje e reflita sobre o tema!

Muitos casos de cegueira poderiam ser evitados com prevenção e tratamento precoce. Sendo assim, lembre-se sempre de procurar um médico oftalmologista regularmente e ao perceber alguma alteração visual.

Em caso de dúvidas, não deixe de procurar atendimento médico especializado.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina

Postagem feita por: Juliana Oliveira – Assistente Administrativo OTICS-Rio Centro.