As unidades de saúde da AP 1.0, CF Nélio de Oliveira e CMS Marcolino Candau, nos alertam hoje para os sinais de tuberculose. Doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Sua transmissão ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento; e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível.
Estima-se que em um ano, uma pessoa contaminada pode transmitir a doença para mais 10/15 pessoas, se não fizer o tratamento. O diagnóstico pode ser feito pela radiografia do tórax, que auxilia o médico a suspeitar de tuberculose e permite observar a extensão da doença, mas exame do escarro é o mais importante para se confirmar o diagnóstico da Tuberculose Pulmonar.
Por isso, atenção aos sintomas:
Pelo SUS, o tratamento é feito de forma gratuita. Consiste no uso de 4 antibióticos: Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol, no mínimo por 6 meses. Estes medicamentos estão disponíveis nas Clínicas de Família e nos Centros Municipais de Saúde.
Por isso, ao sinal de sintomas, procure uma unidade de saúde para testagem e tratamento! O tratamento completo é a única forma de curar a tuberculose!
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina