De 1º a 08/02, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
As ações realizadas estão a cargo do poder público, em conjunto com organizações da sociedade civil, e são dirigidas prioritariamente ao público adolescente. Estima-se que todos os anos mais de 400 mil adolescentes brasileiras se tornam mães entre os 12 e os 18 anos de idade, o que representa quase 50% a mais do que a média mundial, segundo o Ministério da Saúde.
Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo. Questões emocionais, psicossociais e contextuais também contribuem, inclusive para a falta de acesso à proteção social e ao sistema de saúde, englobando o uso inadequado de contraceptivos.
A questão é considerada um problema social e de saúde pública, uma vez que expõe mãe e filho a uma série de riscos e leva adolescentes a um círculo de constante pobreza e baixa escolaridade, ocasionada pela evasão escolar, pelo impacto na economia familiar, entre outras razões.
Em caso de dúvidas, não deixe de procurar atendimento médico especializado.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina
Fonte:
https://bvsms.saude.gov.br/01-a-08-02-semana-nacional-de-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia-3/