Foi realizada hoje, 13/02/2023, no auditório da OTICS-Rio Centro na AP 1.0, Reunião da Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS), com a equipe da Linha de Cuidados das Doenças Crônicas Transmissíveis. Foram debatidas ações para prevenção e tratamento da Tuberculose no Município.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Sua transmissão ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea).
Tuberculose tem cura e a informação é a melhor maneira combater o estigma e a discriminação! O diagnóstico e o tratamento da doença estão disponíveis no SUS de forma gratuita.
Com administração correta de antibióticos, o tratamento dura no mínimo seis meses e os medicamentos estão disponíveis nas Clínicas de Família e nos Centros Municipais de Saúde.
A vacina BCG, também ofertada no SUS, protege a criança recém nascida das formas mais graves da doença.
A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.
Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública, prevalecendo em condições de pobreza e contribuindo para a perpetuação da desigualdade social.
Por isso, ao sinal de sintomas, procure uma unidade de saúde para testagem e tratamento! O tratamento completo é a única forma de curar a tuberculose!
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina