No dia 15 de fevereiro, a comunidade global celebra o Dia Internacional do Câncer Infantil que é marcado pelo grito mundial para a conscientização do câncer em crianças e adolescentes. Foi instituído pela Childhood Cancer International (CCI) desde 2001, tem como objetivo educar o público em geral e profissionais de saúde, favorecendo o acesso aos melhores tratamentos e medicamentos.
Os tipos mais comuns de câncer infantil são leucemias (câncer da medula óssea), linfomas (câncer do sistema linfático) e os tumores de sistema nervoso central.
A cada ano, mais de 400.000 crianças e adolescentes são diagnosticadas com câncer em todo o mundo. No Brasil, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes em todo o mundo.
O diagnóstico precoce acontece quando os sinais e sintomas dessas neoplasias são detectados na sua fase inicial, permitindo a redução das complicações agudas e tardias do tratamento.
Em caso de dúvidas, procure orientação em uma Unidade de Saúde.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina