DIA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS E AO ALCOOLISMO

O Dia  Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo é celebrado no dia 20/02 e tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os impactos que o uso de substâncias ilícitas e o álcool geram. Pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde, identificou que as condições impostas pela pandemia de Covid-19 aumentaram o consumo de álcool.

Segundo a OMS, a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença e um problema de saúde pública que deve ter atenção de todos. Diversos projetos preveem a regulamentação das propagandas de bebidas alcoólicas e a promoção de campanhas educativas sobre drogas nas escolas.

A prevenção é uma das formas mais eficazes no combate ao álcool e outras drogas, há três níveis de prevenção:

Primária – visa evitar a primeira experiência em relação ao uso de drogas;

Secundária – tem por objetivo evitar que pessoas que já experimentaram ou que fazem uso ocasional de drogas, evoluam para possível dependência;

Terciária – corresponde ao tratamento da dependência. Esse tipo de intervenção deve ser realizada por profissionais de saúde, numa perspectiva multidisciplinar.

Na Cidade do Rio, o tratamento pode ser realizado na rede pública de saúde através das Clínicas da Família, dos Centros Municipais de Saúde, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD).

Em caso de dúvidas, procure orientação em uma Unidade de Saúde.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina

Fonte: https://bityli.com/ZVbTX