RECEPÇÃO DOS NOVOS RESIDENTES DE MEDICINA E ENFERMAGEM DA FAMÍLIA E COMUNIDADE DA AP 1.0

Nesta segunda feira, dia 13/03, no Auditório da OTICS-Rio Centro, aconteceu a Recepção dos novos Residentes do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) e do Programa de Residência em Enfermagem da Família e Comunidade (PREFC) da AP 1.0.

O encontro foi realizado pelos RT’s da CAP Natália Monteiro (Enfermeira) e Rafael Cangemi (Médico) e contou também com a participação da Coordenadora Leila Marino e a diretora da DICA Mônica Aguilar. Na apresentação e acolhimento foram determinadas as unidades de saúde, onde os residentes irão atuar durante o ciclo 2023-2025. São elas: CMS Salles Neto, CF Estácio de Sá, CF MO Mauricio Silva, CF MO Ricardo Lucarelli, CF São Sebastião e CF Sergio Vieira de Mello.

Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade

A Medicina da Família e Comunidade (MFC) e a Enfermagem de Família e Comunidade (EFC) tem como eixo norteador o ensino para serviço, que permite aos residentes vivenciar os problemas do dia a dia já durante sua formação. A residência integra ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo.

Esse cenário incentiva a transformação das práticas de assistência à população no contexto da Atenção Básica e da Estratégia Saúde da Família (ESF). É ela, a residência, que assume protagonismo na expansão e consolidação da Atenção Básica no Brasil. Durante o período de residência, os profissionais estreitam o vínculo com o usuário da rede pública de saúde e aprendem a valorizar a integralidade do atendimento, a participação social e a intersetorialidade.

Com isso, saem mais qualificados para atuar no SUS e, até mesmo, na monitoria de novos residentes ou profissionais em formação.

Fonte: https://bityli.com/jyKUp9 / https://bityli.com/I4vUyA

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina