Nesta quarta feira, 12/04/2023, no auditório da OTICS-Rio Centro (AP 1.0) foi realizado o Grupo de Trabalho (GT) sobre “Medicina Baseada em Evidências”, do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da CAP 1.0.
Neste encontro o tema abordado pelo GT foi “Fibrilação atrial e anticoagulação na APS”.
A fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca que afeta 4% da população acima dos 60 anos, o diagnóstico é feito pelo exame clínico e o ECG. Quando a FA apresentar escore CHA2DS2-Vasc maior ou igual a 1, tem indicação de anticoagulação adequada. Em caso de dúvidas não deixe de procurar atendimento médico especializado.
Você conhece a Medicina de Família e Comunidade (MFC)?
É a especialidade médica cujo foco é o trabalho na Atenção Básica ou Primária, prestando assistência continuada à saúde da população, de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário.
A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica poderiam ter sido resolvidas ou amenizadas caso a Atenção Básica à Saúde fosse amplamente disponibilizada à população.
Fonte: https://l1nq.com/AWzS0
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina