DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

No dia 18/05/2023,  foi celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data traz a história da luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, no combate à ideia de que era necessário isolar as pessoas com a adoção de tratamentos contraditórios, que as desumanizavam e aumentavam os preconceitos relacionados à saúde mental.

A substituição do modelo manicomial visando a ampliação de rede comunitária e territorial, para que o usuário tenha um acesso mais humanizado, teve início com o Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil na década de 70.

Na Cidade do Rio de Janeiro, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) fazem o acolhimento, atendimento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e/ou com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas.

Em celebração a data, foi realizado Ato na Cinelândia com a participação de profissionais de saúde, usuários e familiares para chamar a atenção da população sobre o tema.

 

O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Fonte: https://saude.prefeitura.rio/noticias/ato-no-centro-do-rio-marca-o-dia-da-luta-antimanicomial/

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina