DIA MUNDIAL SEM TABACO

Anualmente no dia 31 de Maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Em 2023, o tema da campanha é “Cultive comida, não tabaco”, que pretende incentivar os governos a acabarem com os subsídios ao cultivo de tabaco e usar as economias para apoiar os agricultores a mudarem para culturas mais sustentáveis ​​que melhorem a segurança alimentar e a nutrição.

De acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo e mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo.

Parar de fumar é compensatório, o esforço para abandonar o cigarro vale a pena! De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ao cessar o fumo, após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue; em 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor; em dois dias, o olfato percebe melhor os cheiros e melhora o paladar; decorrido um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio se reduz à metade; e após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao dos que nunca fumaram.

Para quem deseja parar de fumar, o SUS oferece tratamento gratuito por meio do Programa de Controle do Tabagismo. Na cidade do Rio de Janeiro, as Clínicas da Família e os Centros Municipais de Saúde têm todo o suporte para auxiliar os fumantes, incluindo grupos antitabagismo com sessões de psicoterapia, que podem combinar a prescrição de medicamentos para lidar com as crises de abstinência.

Para conscientizar a população, diversas unidades de saúde organizaram ações para alertar sobre os riscos à saúde do consumo de produtos derivados de tabaco.

Já a Superintendência de Promoção da Saúde da SMS-Rio,  promoveu evento na Praça da Cruz Vermelha (AP 1.0), com informações e conscientização sobre controle do tabagismo, saúde bucal, vacinação, auriculoterapia, além de atividades da Academia Carioca. A ação contou com o apoio da CAP 1.0, da equipe Consultório na Rua, da equipe de Práticas Integrativas e Complementares, além da equipe de imunização da CAP 1.0 com a vacinação para covid-19 e influenza.

Fonte: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/dia-mundial-sem-tabaco-2023

Em caso de dúvidas, procure atendimento médico especializado.

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina