Nesta sexta-feira, 02/06/2023, o CMS Ernesto Zeferino Tibau Jr. (AP 1.0) realizou Roda de Conversa sobre Planejamento Reprodutivo.
A roda de conversa foi apresentada pela Enfermeira Angélica, que faz parte da Equipe Almirante. O tema foi abordado com atividades educativas, onde foram apresentados os métodos contraceptivos (preservativo masculino/Feminino, DIU, pílula, entre outros).
O papel do Enfermeiro no Programa de Planejamento Familiar vai desde a anticoncepção até a concepção, englobando a diminuição do número de gestações de risco, redução do número de abortos clandestinos, redução da mortalidade materna e infantil e na queda do número de doenças sexualmente transmissíveis.
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO
Como política pública de saúde, o planejamento reprodutivo requer uma organização dos serviços e dos processos de saúde no desenvolvimento de ações, com atividades educativas e atividades clínicas que possam dar conta de questões relacionadas à pré-concepção, à investigação inicial e abordagem da infertilidade, acesso à tecnologias de reprodução assistida quando necessário, bem como à contracepção e esterilização cirúrgica voluntária, desde que respeitados os critérios da lei do planejamento familiar.
FONTE: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/planejamento-reprodutivo-contracepcao/
Em caso de dúvidas, não deixe de procurar atendimento médico.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina