Nesta terça-feira, 11/07/2023, foi realizada mais uma Oficina de Shantala, no auditório da OTICS-Rio Centro (AP 1.0).
A oficina tem como foco a capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde – APS, entre eles: Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Profissionais de Educação Física e Agentes Comunitários de Saúde.
E é uma parceria da Divisão de Ações e Programas de Saúde – DAPS/CAP 1.0, em conjunto com o Setor de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS/SMS Rio.
No encontro os profissionais puderam aprender sobre todo o contexto e história da Shantala, quais materiais e insumos utilizar, o preparo pré-massagem, assim como as técnicas da massagem e da auto massagem. Além de receberem instrução quanto a forma correta para registrar o procedimento no Prontuário Eletrônico.
A Shantala é uma prática terapêutica e consiste na manipulação (massagem) do corpo do bebê, favorecendo uma série de benefícios em virtude do alongamento dos membros e da ativação de circulação. Promove a saúde integral, equilibrando os sistemas imunológico, respiratório, digestivo, circulatório e linfático.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS)
Contribuem com os processos de trabalho da APS na medida que favorece os princípios fundamentais como “universalidade, acessibilidade, vínculo, continuidade do cuidado, integralidade da atenção, responsabilização, humanização, equidade e participação social”.
Também estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, possuem uma visão ampliada do processo saúde-doença com ênfase na escuta acolhedora, vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, em consonância com os atributos da Atenção Primária Carioca.
Fonte: Práticas Integrativas e Complementares
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina