O CEVAA – Centro Especial de Vacinação Dr. Álvaro Aguiar (AP 1.0), em parceria com a DVS – Divisão de Vigilância em Saúde da CAP 1.0, realizou palestra sobre Boas Práticas em Imunização na Policlínica Antônio Ribeiro Netto – PARN (AP 1.0), nesta quarta feira, 26/07/2023.
A palestra ministrada por Ana Carolina Manzi (Gerente CEVAA) para os profissionais da PARN, teve como objetivo evitar erros durante a aplicação da vacina. Reforçando a importância e o respeito às boas práticas em vacinação, a fim de garantir o sucesso do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Foram apresentados tópicos com orientações como: conhecer as especificidades de cada vacina e dos calendários vacinais; avaliar o sítio utilizado para vacinação de acordo com a idade e via de administração; checar pelo menos três vezes a vacina a ser administrada; lavar as mãos antes do preparo da vacina; assegurar que todas as técnicas assépticas serão utilizadas no momento do preparo.
BOAS PRÁTICAS EM IMUNIZAÇÃO
As Boas Práticas em Imunizações fazem partem do PNI e existem para garantir a qualidade e a segurança de todo o processo de vacinação e são divididas em oito etapas: acolhimento; triagem; cadeia de frio; preparo; administração; descarte; registro; e orientação. Respeitando todas essas etapas, a vacinação é realizada de forma segura e eficaz.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) visa reduzir a transmissão de doenças imunopreveníveis, ocorrência de casos graves e óbitos, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população brasileira.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf
Vacine-se, cuide da sua saúde e proteja-se contra doenças. Juntos, fortalecemos nosso sistema de saúde!
Em caso de dúvidas, não deixe de procurar atendimento médico.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina