Campanha Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que é realizada no Brasil desde o ano de 2014. Em 2023 o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.

São preparadas diversas atividades, como eventos online e presenciais, iluminação de espaços públicos e monumentos com a cor amarela, campanha nas redes sociais, nas unidades de saúde, escolas, dentre outros.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10/09 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo.

No Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano. Além de ser um dos países com as maiores taxas de diagnósticos de transtornos de ansiedade e depressão, que são os principais fatores de risco associados ao suicídio.

A campanha busca quebrar tabus em torno das questões relacionadas à saúde mental e o estigma direcionado a pessoas que sofrem de transtornos mentais.

Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188chat ou e-mail.

Na Cidade do Rio, as Clínicas da Família, os Centros Municipais de Saúde e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) contam com profissionais capacitados que realizam todo o apoio necessário.

Se estiver enfrentando problemas relacionados à saúde mental procure ajuda profissional.

Fonte: FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina