Nesta quarta feira, 06/09/2023, no auditório da OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho sobre Raciocínio Clínico do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC), da AP 1.0.
Neste encontro de preparação para a aula da Turma de Residência 2, (R2), o tema debatido foi a Dor Torácica. Logo após foi aplicado o Step 6 e 7, que é formado por avaliação conteúdo integrado sobre a ciência básica na prática médica.
O profissional de saúde que atende um paciente com queixa de dor torácica deve definir sobre o início de manejo terapêutico, considerando que algumas condições agudas oferecem risco de vida imediato.
O raciocínio clínico, se bem feito e estudado, melhora o índice da qualidade da assistência médica. Assim, facilita o diagnóstico e promove uma melhor utilização dos exames diminuindo custos e riscos.
Você conhece a Medicina de Família e Comunidade (MFC)?
É a especialidade médica na Atenção Básica, prestando assistência continuada à saúde da população, de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário.
A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica poderiam ter sido resolvidas ou amenizadas caso a Atenção Básica à Saúde fosse amplamente disponibilizada à população.
Fonte: https://l1nq.com/AWzS0
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina