Nesta quarta feira, 18/10/2023, na Sala de Reunião da OTICS Rio Sede, foi realizado o Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da Área de Planejamento 1.0.
Neste encontro a aula de R2 abordou “Crise: Urgência e Emergência”, além de orientações e ações para as situações de sofrimento psíquico grave e eventuais encaminhamentos nas perspectivas do cuidado, da prevenção e da promoção da saúde.
A Política Nacional de Saúde Mental determina que a atenção em saúde mental seja oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) e modificou a estrutura da assistência à saúde mental. Construindo um sistema de assistência orientado pelos princípios fundamentais do SUS (universalidade, equidade e integralidade).
Na cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS Rio, oferece atendimento através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPS AD), Residências Terapêuticas e Unidades de Acolhimento.
Você conhece a Medicina de Família e Comunidade (MFC)?
É a especialidade médica na Atenção Básica, prestando assistência continuada à saúde da população, de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário.
A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica poderiam ter sido resolvidas ou amenizadas caso a Atenção Básica à Saúde fosse amplamente disponibilizada à população.
Fonte: Medicina de Família e Comunidade
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina