GT Abordagem Comunitária – Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade

Nesta quarta feira, 08/11/2023, no auditório da OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho sobre Abordagem Comunitária do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da AP 1.0.

Neste encontro, os preceptores abordaram os temas: “Participação Popular e Controle Social, Articulação intersetorial e o Compartilhamento de Experiências”.

A participação popular na saúde sob a perspectiva do controle social, permite que a população interfira na gestão do SUS, empregando as ações do Estado na direção dos interesses da coletividade.

Ao longo dos anos, a participação da sociedade no setor Saúde passou por processos de mudanças complexos, que resultaram em um sistema de controle social cada vez mais qualificado, deliberativo, independente e representativo. A democratização das políticas de saúde é exemplo de um dos avanços viabilizados pela existência do controle social.

Já a Articulação intersetorial é compreendida como o exercício da transversalidade entre as políticas de saúde  e outras políticas setoriais, como Previdência, Trabalho e Meio Ambiente, e aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Desse forma, o seminário conseguiu abordar os temas para que melhorias sejam sempre implementadas, compartilhando experiências e ouvindo os interesses da população para que o direcionamento das intervenções estejam de acordo com as necessidades específicas da comunidade.

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade (MFC)?
É a especialidade médica na Atenção Básica que presta assistência continuada à saúde da população de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário. Refletindo sobre desenvolvimento do raciocínio clínico e acurácia diagnóstica.

A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica podem ser resolvidas ou amenizadas com a ampliação da Atenção Básica à Saúde para à população.

Fonte: Medicina de Família e Comunidade

Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina