O mês de dezembro é marcado pela Luta contra o HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e pela conscientização da prevenção ao câncer da pele. E para mobilizar a população foram criadas as Campanha Dezembro Vermelho e Dezembro Laranja.
O Dezembro Vermelho foi instituído pela Lei 13.504/2017, e chama a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. É constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em conformidade, com os princípios do SUS.
Entre as ações da campanha estão: testagem, distribuição de preservativos, orientações sobre a prevenção combinada para o HIV, vacinação, promoção de palestras e atividades educativas; iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; veiculação de campanhas de mídia; e realização de eventos.
Já o Dezembro Laranja marca a luta contra o câncer de pele e alerta para os riscos e cuidados durante a exposição ao sol. O câncer da pele é o mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. É provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele e existem três tipos: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma.
Qualquer pessoa está sujeita a desenvolver a doença e a melhor maneira de se proteger do câncer, das manchas de pele e do envelhecimento precoce é a prevenção.
Em ambos os problemas de saúde a melhor forma de prevenir é adotar hábitos saudáveis como regra de vida, tais como uso de camisinha nas relações sexuais para o combate ao vírus HIV, e barreiras físicas e químicas para evitar a exposição excessiva aos raios ultravioletas com o uso de roupas apropriadas, exposição ao sol em horários adequados e uso de protetor solar – hábitos imprescindíveis para uma pele saudável.
Em caso de dúvida ou se perceber alguma anormalidade na pele, procure uma unidade de saúde.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina