Nesta quinta-feira, 21/12/2023, no auditório da OTICS-Rio Centro, foi realizada a Oficina do Risco Não Biológico organizado pelo Setor de Vigilância Ambiental da Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).
A oficina foi ministrada por Debora Rocha e Marizeth Sampaio do Setor de Risco Não Biológico/DVS – CAP 1.0, direcionada ao Agentes de Combate a Endemias atuantes nas unidades de saúde da AP 1.0 e teve como objetivo à melhoria na prevenção e combate as doenças em conjunto com as equipes de saúde da família. Além de Ações e Planos Estratégicos de vigilância em saúde ambiental para o ano de 2024.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
É um conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. Ela tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de riscos relacionados às doenças ou agravos à saúde, e a vigilância das populações humanas expostas aos fatores de risco ambientais não biológicos.
A Vigilância dos Fatores de Risco Não Biológicos trata de coordenar as atividades de vigilância em saúde ambiental relacionada aos contaminantes ambientais na água, no ar e no solo, de importância e repercussão na saúde pública, bem como dos riscos decorrentes dos desastres naturais, acidentes com produtos perigosos, e outros eventos capazes de causar doenças e agravos à saúde humana.
Fonte: https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/vigilancia-em-saude
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina