No dia 02 de janeiro é celebrado o Dia do Sanitarista, profissional multidisciplinar importantíssimo para o SUS que traz um olhar ampliado sobre as questões de saúde, como a patologia e a fisiologia de uma doença, além de todo um conjunto de fatores territoriais e sociais que podem incidir sobre elas.
A atividade dos sanitaristas é fundamental para a melhoria dos indicadores de saúde em nosso país. Em 2024, a data é ainda mais especial, pois a profissão foi regulamentada pela Lei 14.725 de 16 de novembro de 2023.
A profissão fundamental para a saúde pública, foi moldada por figuras históricas como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Vital Brazil que mudaram a história, atuaram na consolidação e desenvolvimento do SUS.
O sanitarista é o responsável por planejar e coordenar atividades de saúde coletiva nas esferas pública ou privada, além de monitorar as notificações de risco sanitário e atuar em ações de vigilância em saúde. Para exercer a profissão é necessário formação em cursos de graduação, mestrado ou doutorado na área de Saúde Coletiva, Residência Médica ou Especialização em Saúde Coletiva.
Isso possibilita uma ampla compreensão da distribuição de doenças e agravos, apontando caminhos para possíveis intervenções. Além disso, possibilita que os profissionais atuem em todos os níveis de complexidade de atenção à saúde.
Durante a pandemia da COVID-19, os sanitaristas tiveram papel essencial na resolutividade das questões relacionadas à pandemia. Contribuindo desde a vigilância epidemiológica, as ações de prevenção e educação em saúde, até o controle dos agravos.
Fonte: Dia do Sanitarista
Em caso de dúvida, procure uma unidade de saúde.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Para mais informações, acesse: coronavirus.rio/vacina