Foram inauguradas as Salas de Recebimento de Leite Materno em 07 unidades da Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0 (AP 1.0), na terça-feira 06/02/2024.
Entre as unidades contempladas estão os Centros Municipais de Saúde: CMS José Messias do Carmo, CMS Salles Netto e CMS Ernesto Zeferino Tibau Jr; e as Clínicas da Família: CF Sergio Vieira de Mello, CF MO Ricardo Lucarelli, CF MO Mauricio Silva e CF São Sebastião.
As salas fazem parte da Iniciativa Unidade Amiga da Amamentação (IUBAAM), em conjunto com a Equipe MAME da CAP 1.0. O projeto surge a partir do baixo estoque de leite materno nas UTIs Neonatais da cidade, com isso as salas se tornam um local aconchegante e acolhedor para auxiliar as lactantes na ordenha do leite materno a serem doados. Também são distribuídos potes para armazenamento do leite ordenhado, com toda infraestrutura e suporte para a conservação até serem doados.
A doação do leite materno, muitas vezes, é determinante para o recém nascido prematuro, que depende exclusivamente desta alimentação para sobreviver. Pois através deste leite ele recebe naturalmente mais de 200 tipos de imunizantes.
Como o estoque nas unidades estava sempre abaixo da demanda, as salas são um marco histórico para a população carioca. Pois a partir de agora haverá mais espaços para armazenamento do leite doado, além de um melhor acolhimento na hora da doação.
Estiveram presentes na inauguração Leandro Abal – Coordenador CAP 1.0, Zilda Santos – Assessora Técnica em Amamentação DAPS CAP 1.0, Equipe MAME, além dos gestores das 07 unidades.
—
Em caso de suspeita de Dengue, procure sua unidade de saúde de referência ou um dos polos de atendimento para pacientes com dengue!
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Polos de Atendimento: saude.prefeitura.rio/dengue