Nesta sexta-feira, 01/03/2024, o Serviço de Vigilância em Saúde (SVS) da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0) realizou vistoria e eliminação de focos do Aedes aegypti na 7ª Região Administrativa São Cristóvão.
A ação foi realizada pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) na comunidade da Barreira do Vasco e do Café, o Estádio de São Januário também foi vistoriado, além de outros imóveis da região.
As vistorias foram realizadas para identificar e eliminar os criadouros de mosquitos nas residências, com a utilização de equipamentos para aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) e tratamento perifocal com inseticida.
Essas ações fazem parte das estratégias da Vigilância em Saúde Ambiental, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) na prevenção e combate as arboviroses, principalmente a dengue.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
Conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. Ela tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de riscos relacionados às doenças ou agravos à saúde.
Fonte: https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/vigilancia-ambiental