Nesta segunda-feira, 04/03/2024, é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV), vírus responsável por 99,7% dos casos de câncer de colo uterino, além de provocar verrugas genitais, denominadas condiloma.
A data reforça a importância da vacinação contra o HPV, a vacina é ofertada de forma gratuita pelo SUS e está disponível em todas as unidades de atenção primária da cidade do Rio de Janeiro, sendo aplicadas em duas doses com intervalo de seis meses.
A vacinação é realizada em duas doses, com intervalo de seis meses, e está disponível para meninos de 9 e 10 anos, e meninas entre 9 e 14 anos. Infelizmente, a procura é baixa e apenas 17% do público alvo está imunizado.
O HPV é a doença sexualmente transmissível com maior incidência no mundo, totalizando cerca de 600 milhões de pessoas infectadas e 640 mil novos casos a cada ano. O maior número de casos é entre pessoas de 16 a 25 anos.
A vacinação acontece desde 2007, com maior eficácia quando realizada antes do início da vida sexual, porém, podem ser recebidas depois, através da rede privada, e até mesmo por pessoas que já tiveram infecções pelo vírus. Ressalta-se que a vacina tem maior eficácia se tomada dentro da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde (MS).
Estudos conduzidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovaram a segurança e eficácia da vacina, com mais de 200 milhões de doses distribuídas mundialmente. A vacinação contra o HPV é crucial na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de boca, garganta, pênis, ânus, colo do útero, vagina e vulva. O vírus, conhecido como papilomavírus humano, pode causar lesões graves, sendo os tipos 16 e 18 responsáveis por 75% das lesões mais severas.
—
Em caso de suspeita de Dengue, procure a unidade de saúde de referência ou um dos polos de atendimento para pacientes com dengue!
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Polos de Atendimento: saude.prefeitura.rio/dengue