Nesta sexta-feira, 08/03/2024, na Sala de Reunião da Estação OTICS-Rio Centro foi realizado Treinamento do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para profissionais que atuam na Área de Planejamento 1.0 (AP 1.0).
O treinamento foi ministrado por Leonardo Luquetti – Assessor Técnico da Divisão de Informação, Controle e Avaliação – DICA/CAP 1.0, com a participação dos profissionais do Ponto de Apoio na Rua (PAR Carioca) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) AP 1.0 – Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMSM)/Unidades Ambulatoriais Especializadas – Deambulatório Zona Portuária.
Os participantes aprofundaram seus conhecimentos no uso do sistema CNES, sistema essencial para a gestão dos recursos humanos nas unidades. Foram passadas informações e instruções práticas para manuseio do sistema e inserção de dados, otimizando a operação dos estabelecimentos de saúde.
O CNES é um sistema utilizado para cadastrar e identificar todos os estabelecimentos de saúde do país. É gerenciado pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de manter um registro atualizado e detalhado de informações abrangendo instituições públicas e privadas, com ou sem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Desempenha um papel crucial na gestão do sistema de saúde brasileiro, fornecendo dados essenciais para o planejamento, controle, avaliação e regulação das ações e serviços de saúde. O cadastro abrange uma ampla gama de informações, incluindo dados sobre a infraestrutura física dos estabelecimentos, recursos humanos, equipamentos, serviços oferecidos, entre outros.
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