3º Encontro para Oficina de Territorialização AP 1.0 – CSE São Francisco de Assis

Nesta quinta-feira, 14/03/2024, no auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o 3º Encontro para Oficina de Territorialização da Área de Planejamento 1.0 para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Centro de Saúde Escola São Francisco de Assis.

Dando continuidade a segunda oficina, neste encontro os agentes comunitários, através do Google Earth, puderam atualizar as microáreas da equipe Campo de Santana. Dessa forma, a oficina foi concluída com todas as microáreas de cada equipe delimitadas e o mapa territorial da unidade atualizado.

A oficina foi mediada por Vinicius Batista – Analista de Projetos OTICS-Rio Centro.

O QUE É TERRITORIALIZAÇÃO?

É utilizada pela Atenção Primária à Saúde (APS) para auxiliar na compreensão do processo saúde/doença da população, permitindo a realização do diagnóstico e assinalando possíveis necessidades de intervenção para os problemas encontrados em um território específico.

Delimitando um território administrativo assistencial, para o planejamento urbano e ações intersetoriais. Reconhecendo os múltiplos fatores sociais e econômicos que levam o indivíduo a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social.

O GOOGLE EARTH PRO

É um software desenvolvido e distribuído pela empresa americana Google cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de imagens aéreas e SIG (Sistema de Informação Geográfica) 3D. Desta forma, pode ser usado como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Sendo possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos.

Link para download do Google Earth Pro


Em caso de suspeita de Dengue, procure a unidade de saúde de referência ou um dos polos de atendimento para pacientes com dengue!
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Polos de Atendimento: saude.prefeitura.rio/dengue