O Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março. A data tem a intenção de conscientizar a população sobre questões fundamentais relacionadas à inclusão das pessoas com Down e combater o capacitismo (discriminação contra pessoas com deficiência) na sociedade.
Com o tema “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo”, a campanha nos leva a refletir a urgência e a relevância de desafiar os preconceitos e estigmas, que frequentemente cercam as pessoas com Síndrome de Down, e outras deficiências. Através desta sessão, buscamos não apenas elevar suas vozes e histórias, mas também destacar a importância de construir uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças.
O dia 21 de março foi escolhido por representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, que causa a síndrome. A data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012.
No Brasil, o Dia Nacional da Síndrome de Down foi instituído pela Lei nº 14.306/2022 e determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down sejam incumbidos de promover a realização e a divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade.
—
Encontre a unidade mais próxima e vacine-se contra a gripe: prefeitura.rio/ondeseratendido
Confira a lista completa dos grupos contemplados e o calendário vacinal em: saude.prefeitura.rio/vacinacao/gripe.
Lembre-se: caso esteja com sintomas gripais ou de dengue, procure uma unidade para ser avaliado pelo profissional de saúde e adie a vacinação contra a gripe até a recuperação clínica total!