Nesta quarta-feira, 17/04/2024, na Sala de Reunião da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).
O GT foi ministrado pela Enfermeira Preceptora Karine Gomes, com a participação do residentes: Juliana Carrijo, Rebeca Damasceno, Flaviana Maciel e Nadja. Neste encontro foram debatidos os Sistemas de Informações em Saúde e seus Indicadores.
Os Sistemas de Informações em Saúde são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que têm como objetivo primordial o fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal. Alguns dos sistemas são: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Cartão Nacional de Saúde (CNS), Departamento de Informática do SUS – Datasus, Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SI-PNI, entre outros.
Os Indicadores de Saúde são ferramentas utilizadas para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados. O indicador é importante para nos conduzir ao resultado final das ações propostas em um planejamento estratégico.
A Vigilância em Saúde é o conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos.
ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – EFC
Tem como eixo norteador o ensino para serviço, permitindo aos residentes vivenciarem os problemas do dia a dia durante sua formação. A Residência integra ações de promoção, proteção, recuperação e educação em saúde no nível individual e coletivo. Os profissionais estreitam o vínculo com o usuário da rede pública de saúde e aprendem a valorizar a integralidade do atendimento, a participação social e a intersetorialidade.
—
Fonte: Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe: prefeitura.rio/ondeseratendido
Confira a lista completa dos grupos contemplados e o calendário vacinal em saude.prefeitura.rio/vacinacao/gripe.