Nesta quarta-feira, 08/05/2024, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho sobre Abordagem Comunitária, que integra o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da Secretaria Municipal de Saúde – SMS Rio.
Neste encontro, os residentes fizeram a preparação das aulas de Atenção Domiciliar e Acesso, Determinantes Sociais e Tuberculose. A atenção domiciliar e acesso auxiliam o médico de família a proporcionar ao paciente um cuidado diretamente ligado à estrutura familiar e à infraestrutura do domicílio.
Os determinantes sociais são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
A tuberculose é um dos agravos mais fortemente influenciados pela determinação social, apresentando uma relação direta com a pobreza e a exclusão social.
Medicina de Família e Comunidade – MFC
É a especialidade médica na Atenção Básica que presta assistência continuada à saúde da população de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário. Refletindo sobre desenvolvimento do raciocínio clínico e acurácia diagnóstica.
A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica podem ser resolvidas ou amenizadas com a ampliação da Atenção Básica à Saúde para à população.
Fonte: Medicina de Família e Comunidade
—
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe: prefeitura.rio/ondeseratendido