UTILIDADE PÚBLICA:
Em 25/07 é celebrada a Criação do Ministério da Saúde (MS), que foi instituído pela Lei 1920/1953, a partir da separação do então Ministério da Educação e Saúde, que respondia pelas duas pastas.
Como órgão do Poder Executivo Federal, é tarefa do MS a organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. A principal visão do órgão que coordena o SUS é promover um sistema público efetivo visando sempre a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
Tem como missão promover a saúde e o bem estar de todos, formulando e implementando políticas públicas de saúde, pautadas pela universalidade, integralidade e equidade. Dispondo de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro.
O MS é o gestor nacional do SUS, um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, responsável por formular, normatizar, fiscalizar, monitorar e avaliar políticas e ações. Abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Marcos importantes da trajetória do Ministério da Saúde: Criação do SUS (1988); Campanhas de Vacinação; Programa Nacional de Imunizações (PNI); Atenção Básica; Resposta à Pandemia de COVID-19.
—
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe e contra a covid-19/XBB (vacina atualizada): prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/