UTILIDADE PÚBLICA:
Nesta terça-feira, 17/09/2024, no auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada a Reunião da Comissão de Mortalidade Materna e Infantil da Coordenadoria de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).
A reunião organizada pela Divisão de Vigilância em Saúde (DVS), foi ministrada por Jaqueline Evaristo – Enfermeira Sanitarista da CAP 1.0. E contou com a participação dos profissionais de saúde das unidades de atenção primária e da rede hospitalar da Área de Planejamento 1.0.
O encontro teve como objetivo foi realizar estudo de casos, para entender as circunstâncias das ocorrências de óbitos maternos, infantis e fetais nos territórios. Assim, identificando suas causas e propondo medidas para a melhoria da qualidade na assistência à saúde, para prevenção e redução desses óbitos.
COMISSÃO DE MORTALIDADE MATERNA, INFANTIL E FETAL
É um organismo de natureza multidisciplinar que visa identificar todos os óbitos fetais, infantis e maternos ocorridos nas unidades de saúde da AP 1.0. Funciona como um controle social que identifica os óbitos e aponta medidas de intervenção para a redução de casos.
As ações programadas estão focadas na melhoria dos sistemas de registro e avaliação dos óbitos aumentando a quantidade e a qualidade das informações sobre as causas das mortes e fatores de riscos associados. Com base nesses dados é possível estabelecer políticas mais eficazes de assistência no planejamento familiar, durante a gravidez, nos casos de aborto, no parto e no puerpério.
A atuação é técnico científica, sigilosa, não podendo ser coercitiva ou punitiva e cujas ações devem estar voltadas à investigação e análise sobre as causas de óbitos. É uma ferramenta de controle social que identifica e aponta medidas de intervenção para a redução de casos.
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=1368696
—
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe e contra a covid-19 XBB (vacina atualizada): prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/