Durante todo o mês de outubro é celebrada a campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população e os profissionais de saúde para a prevenção e controle do câncer de mama e do colo do útero.
O movimento internacional, surgiu na década de 1990, promovendo a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. No Brasil, a campanha iniciou-se em 2002, instituída oficialmente em 2018 através da Lei nº 13.733.
O laço rosa, símbolo reconhecido mundialmente, representa apoio, solidariedade e conscientização. É utilizado para lembrar a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce.
As celebrações, além de informar, fortalecem as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama representa cerca de 28% dos casos de câncer em mulheres no Brasil.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) realiza diversas ações para chamar a atenção da população sobre os cuidados necessários na prevenção do câncer de mama, ensinando e estimulando as usuárias das unidades de saúde a realizarem o autoexame para o diagnóstico precoce da doença.
Nas Clínicas da Família e nos Centros Municipais de Saúde são realizadas palestras, rodas de conversa, salas de espera e outras ações para alertar as mulheres. Atividades que ajudam a disseminar informações vitais sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e a importância dos exames periódicos.
Fonte: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2024/outubro-rosa
—
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe e contra a covid-19 XBB (vacina atualizada): prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/