No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, data escolhida em referência ao Dia de São Lucas, santo padroeiro da medicina. A data celebra a importância dos profissionais que dedicam suas vidas à promoção da saúde e bem-estar da sociedade.
São os médicos que transformam diariamente a vida de milhares de pessoas. Seja nos consultórios, hospitais ou em situações de emergência, esses profissionais estão na linha de frente, oferecendo não apenas tratamentos, mas também apoio emocional e esperança.
Neste dia também é celebrado o Dia Mundial da Menopausa, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de promover o debate sobre a saúde feminina e incentivar o acompanhamento médico e a busca por qualidade de vida.
A transição menopáusica é o período de vida da mulher caracterizado por transformações físicas e emocionais, decorrentes do desequilíbrio da produção hormonal. Com a chegada da menopausa, as mulheres também ficam mais suscetíveis a algumas doenças, como osteoporose, infarto, acidente vascular cerebral e hipertensão.
Medidas preventivas e promotoras da saúde ajudam a melhorar a qualidade de vida e bem-estar das mulheres durante esse período. Por isso, são essenciais as orientações profissionais sobre a importância de incorporar hábitos alimentares saudáveis, cuidados com o sono e exercícios físicos que ajudam na diminuição do estresse e da depressão, na manutenção da massa muscular e óssea e na melhora da função cardiocirculatória.
Fontes: https://www.prevermed.com.br/dia-do-medico-saude/
https://www.endocrino.org.br/noticias/dia-mundial-da-menopausa/
–
Procure sempre a orientação de um médico e de profissionais de saúde.
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal: https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/