Nesta quarta-feira, 30 de outubro de 2024, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro foi realizado o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Docente que integra o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da Secretaria Municipal de Saúde – SMS Rio.
O GT, realizado durante a manhã, foi ministrado pelo Grupo de Trabalho de Docência teve como tema “Reflexões sobre a Branquitude e Antirracismo na Preceptoria” e teve como objetivo a capacitação dos grupos de trabalho através do GT de Desenvolvimento Docente.
A branquitude como construção social gera privilégios e legitima a violência racial contra grupos não brancos. No combate ao racismo, é necessário reconhecer o privilégio que a branquitude usufrui e agir de forma antirracista.
A aula faz parte do Curso de Aperfeiçoamento para os preceptores do primeiro ano e busca debater o papel do preceptor e suas competências, com atividades para fortalecer as técnicas de preceptoria. É uma iniciativa do Ministério da Saúde visando qualificar e fortalecer as residências em saúde no país, contribuindo para a integração entre ensino e serviço nos territórios de saúde.
Medicina de Família e Comunidade – MFC
É a especialidade médica na Atenção Básica que presta assistência continuada à saúde da população de forma abrangente. O profissional atende processos de saúde que envolvem enfermidade de forma integral, com um enfoque não só biológico e individual, mas também psicológico, familiar e comunitário. Refletindo sobre desenvolvimento do raciocínio clínico e acurácia diagnóstica.
A MFC é caracterizada como o primeiro contato entre a população e a assistência médica. Estima-se que 90% das demandas de saúde médica podem ser resolvidas ou amenizadas com a ampliação da Atenção Básica à Saúde para à população.
Fonte: Medicina de Família e Comunidade
—
Encontre uma unidade de saúde mais próxima e vacine-se contra a gripe e contra a covid-19 XBB (vacina atualizada): prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/