O mês de novembro é dedicado à prevenção ao câncer de próstata, através da Campanha Novembro Azul. Ela busca conscientizar e alertar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce.
O câncer de próstata é uma das doenças que mais mata homens no mundo, sendo o mais frequente entre homens brasileiros, atrás somente do câncer de pele. De acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 70 mil novos casos todos os anos no país, levando a óbito, em média, 16 mil pessoas a cada ano.
Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.
Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
Em 2023, através da Lei nº 14.694, foi instituída a Campanha Novembrinho Azul para proteção e promoção da saúde de meninos de até 15 anos de idade.
As campanhas de conscientização e prevenção tem se intensificado a cada ano. Através de campanhas na TV, rádio, redes sociais, ações em escolas, universidades, dentre outros lugares públicos, governos e entidades tentam, de diversas formas, quebrar tabus e fazer com que o público masculino, entenda a importância dos exames e de ficar atento aos sintomas da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) também faz campanhas de conscientização nas unidades de saúde, através de rodas de conversas, salas de espera, nas consultas e visitas domiciliares, também são realizados exames de PSA e toque retal.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-de-conscientizacao-sobre-a-saude-do-homem/
Em caso de dúvidas, não deixe de procurar atendimento médico.
Encontre uma unidade de saúde: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/