Na terça-feira, 20 de maio de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado Treinamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em conjunto com a Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).
O treinamento para os gestores de unidades de saúde da AP 1.0, teve como tema “Adolescentes e Medidas Socioeducativas”. Durante o treinamento os profissionais receberam orientações de abordagem ao adolescente em conflito com a lei nos atendimentos em saúde.
Também foi apresentado o Plano Individual de Atendimento (PIA), documento fundamental que orienta e sistematiza o trabalho no atendimento aos adolescentes. E permite identificar necessidades, traçar objetivos e definir ações para garantir a proteção integral, a reinserção familiar e comunitária e a autonomia da pessoa atendida.
No contexto de saúde, as medidas socioeducativas visam o desenvolvimento integral do jovem, abrangendo ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e assistência, com foco em saúde mental e prevenção de riscos, como violência e abuso.
Na AP 1.0, o CREAS Simone Beauvoir é uma unidade que atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, vítimas de violações de direitos, como violência física, psicológica, sexual, negligência, abandono, trabalho infantil, entre outras.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
É uma unidade pública que fornece Proteção Social de Média Complexidade, atendendo famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social devido à violação de direitos. Oferece serviços especializados de proteção social, incluindo o atendimento a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas como Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Fonte: “Serviços e Programas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)” Disponível em https://assistenciasocial.prefeitura.rio/creas/ – Acessado em 20/05/2025.