Qualificação para Inserção Dispositivo Contraceptivo Subdérmico – CAP 1.0

Na segunda-feira, 30 de junho de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada Qualificação para Inserção Dispositivo Contraceptivo Subdérmico (Implanon), organizada pela Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS) da Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).

A qualificação para os enfermeiros que atuam nas unidades de Atenção Primária em Saúde (APS) da AP 1.0, foi ministrada por Thaynara Souza e Ulrick Pimentel (Enfermeiras DAPS), buscando preparar os profissionais para realizar a inserção, revisão e retirada do Implanon.

O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, envolve a colocação de um pequeno dispositivo sob a pele do braço. O procedimento é rápido, geralmente realizado com anestesia local e o implante libera hormônios que impedem a ovulação, evitando a gravidez. É eficaz por até três anos e considerado um dos métodos contraceptivos mais seguros disponíveis.

Divisão de Ações e Programas de Saúde – DAPS
Acompanha a implantação das equipes de saúde da família; os processos de trabalho das equipes de Atenção Primária; avaliar as propostas e os indicadores dos programas de saúde, buscando a organização e o fortalecimento dos serviços de atenção primária orientados para as ações de promoção e prevenção na elaboração e execução de treinamentos relacionados às ações programáticas e processo de trabalho da Atenção Primária.

Fonte: “DAPS”. Disponível em https://smsdccap33.blogspot.com/p/daps.html – Acesso em 31/03/2025.


Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/