Na quarta-feira, 24 de setembro de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Comunicação Clínica, que integra o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).
Neste encontro, os preceptores realizaram a avaliação da última oficina e organizaram a próxima aula dos residentes do 1º ano, com o tema “Comunicação com Crianças e Adolescentes”.
A comunicação clínica com crianças e adolescentes requer uma abordagem empática, com uso de linguagem acessível, recursos lúdicos e escuta ativa para criar um ambiente de confiança. É essencial adaptar a informação a idade e compreensão, validando os sentimentos da criança ou adolescente e incentivando-o a expressar suas dúvidas e emoções. A comunicação deve ser assertiva, objetiva e respeitosa, focando na relação de confiança, para assegurar que a mensagem seja compreendida e que o paciente se sinta seguro e compreendido.

Medicina de Família e Comunidade – MFC
Foca na Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo cuidados abrangentes, contínuos e integrais para indivíduos, famílias e comunidades. O médico de família e comunidade atua como o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde, acompanhando os pacientes ao longo do tempo e em diversas fases da vida.
Fonte: “Medicina de Família e Comunidade” Disponível em https://sanarmed.com/medicina-de-familia-e-comunidade/ – Acesso em 04/12/2024.
O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) é um curso de dois anos que forma médicos de família e comunidade desde 2012.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/