Na quinta-feira, 25 de setembro de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro foi realizado o Curso de Formação de Multiplicadores da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) para capacitação dos profissionais de Atenção Primária à Saúde (APS) da Coordenadoria Geral de Atenção Primária da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0).
O curso teórico-prático, organizado pela Divisão de Ações e Programas de Saúde (DAPS/CAP 1.0), foi ministrado por Zilda Santos (Assessora Técnica Equipe MAME/CAP 1.0) para capacitar os profissionais sobre os benefícios da amamentação, técnicas para auxiliar as mães, soluções para problemas durante o processo de amamentação e apoio ao aleitamento materno.
Este foi o primeiro dia do curso de multiplicadores IUBAAM, são três aulas teóricas e uma aula prática em Maternidade, Banco de Leite e UTI Neo Natal da Rede Municipal.
Após a conclusão do curso os profissionais tornam-se multiplicadores certificados e ao retornarem para suas unidades, disseminam as práticas aprendidas sobre amamentação por meio de grupos de gestantes, roda de conversa, sala de espera, visita domiciliar e ações no território.
Através da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), é possível tornar a amamentação mais acessível, apoiada e contínua através da capacitação dos profissionais de saúde das unidades básicas e da implementação de práticas que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno exclusivo por um período adequado. O objetivo da IUBAAM é fortalecer a prática do aleitamento materno, fornecendo orientação, apoio e um ambiente acolhedor para mães, bebês e famílias no contexto da atenção primária à saúde.





Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação – IUBAAM
O Curso de Formação de Multiplicadores da IUBAAM busca contribuir e auxiliar as unidades básicas de saúde na capacitação de toda a equipe de saúde. Visando a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização das unidades básicas de saúde para implementar os “Dez Passos para o Sucesso da Amamentação”.
Na Cidade do Rio de Janeiro, a maioria das unidades de Atenção Primária a Saúde são certificadas como “Amigas da Amamentação”. Na AP 1.0 foram inauguradas Salas de Recebimento de Leite Materno e de Apoio a Amamentação, uma estratégia da Equipe MAME para auxiliar as lactantes na doação de leite materno.
Fonte: “Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação – IUBAAM” Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/10006002326.pdf – Acesso em 07/04/2025.
Em caso de dúvidas, não deixe de procurar atendimento médico.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/