Na quarta-feira, 1º de outubro de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizado o Grupo de Trabalho de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), que integra o Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade (PRMFC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).
Neste encontro, os preceptores discutiram sobre “Doença Arterial Coronariana e Doenças Vasculares de Membros Inferiores”.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são as maiores causas de morbimortalidade no mundo. Compõem o conjunto de condições crônicas que possuem diversos fatores de risco, caracterizadas por início gradual, de prognóstico incerto, com longa duração, apresentando curso clínico que muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agudização, que podem gerar incapacidades.



Medicina de Família e Comunidade – MFC
Foca na Atenção Primária à Saúde (APS), promovendo cuidados abrangentes, contínuos e integrais para indivíduos, famílias e comunidades. O médico de família e comunidade atua como o primeiro ponto de contato com o sistema de saúde, acompanhando os pacientes ao longo do tempo e em diversas fases da vida.
Fonte: “Medicina de Família e Comunidade” Disponível em https://sanarmed.com/medicina-de-familia-e-comunidade/ – Acesso em 04/12/2024.
O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) é um curso de dois anos que forma médicos de família e comunidade desde 2012.
–
Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/