Supervisão Territorial de Saúde Mental – CAP 1.0

Na quinta-feira, 13 de novembro de 2025, no Auditório da Estação OTICS-Rio Centro, foi realizada Supervisão Territorial de Saúde Mental da Área de Planejamento 1.0.

A supervisão foi realizada pela Psicóloga Shirley Cavalcante – Apoio Técnico Institucional de Saúde Mental/CAP 1.0, para estudo de casos ocorridos no território e quais medidas serão adotadas em conjunto com os profissionais de Atenção Primária à Saúde (APS), Assistência Social, Atenção Psicossocial, dentre outros.

A integração da saúde mental na APS é fundamental para a promoção da saúde, uma vez que garante o cuidado integral e o acesso facilitado aos serviços, especialmente em um contexto de apoio à família e ao território. Essa abordagem busca a identificação precoce de transtornos mentais, tratamento de casos comuns e a referência adequada para outros níveis da rede de atenção psicossocial.

A supervisão territorial em saúde mental é um espaço de apoio e discussão para profissionais que atuam na atenção psicossocial, visando aprimorar o cuidado ao usuário no seu contexto de vida. Ela se baseia na compreensão do “território” como um espaço de vida com múltiplos serviços e dinâmicas sociais, onde as ações devem ser coordenadas para promover a inclusão e a cidadania dos indivíduos com sofrimento mental.


Encontre uma unidade de saúde mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido
Acompanhe o calendário vacinal em https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/